quarta-feira, 8 de abril de 2009

TRADIÇÃO NA ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO




Uma grande tradição na Páscoa, relembrar a paixão de Cristo no Brasil já se tornou quase uma obrigação.



Grande parte da população, segundo o IBGE, cerca de 74% dos brasileiros se declaram católicos, tornando assim o Brasil o maior país católico do mundo. Nos últimos anos, as teatralizaões dessa narrativa bíblica, que descreve o calvário de Jesus, têm crescido e em alguns casos virado ate superproduções.

A encenação ocorre no Brasil desde os municípios interioranos ate as grandes capitais.

A mais famosa encenação da paixão de Cristo no Brasil é a que acontece em Nova Jerusalém, cidade cenográfica construída próxima ao município de Brejo da Madre de Deus, no interior de Pernambuco. O costume de fazer uma encenação teatral dos últimos dias da vida de Jesus existe na região desde 1951 quando um dos fazendeiros locais resolveu celebrar a paixão de Cristo da mesma forma que os moradores de uma cidade do interior da Alemanha o faziam.

A partir da segunda metade dos anos 90, a presença de atores que participam das mais populares novelas da televisão brasileira no elenco da encenação tem aumentado a visibilidade do espetáculo, o que trouxe também maior interesse do público e dos patrocinadores, segundo os organizadores. Na edição 2008, participam da encenação o ator Thiago Lacerda, no papel de Jesus Cristo, e a Miss Brasil Natália Guimarães, como Maria Madalena.

A teatralização dos últimos momentos da vida de Jesus também ganhou ares de superprodução em uma cidade do interior de São Paulo. Encenada às margens do Rio Piracicaba, com cerca de 500 atores voluntários, em 12 palcos e com uma hora e meia de duração, a “Paixão de Cristo de Piracicaba” acontece desde 1990 e chega a atrair cerca de 30 mil pessoas durante os oito dias em que fica em cartaz. Outras 30 mil pessoas devem assistir à encenação da versão da paixão de Cristo feita na cidade de Maringá, no Paraná. Desde 2004, acontece a encenação ao ar livre na praça em frente à catedral da cidade. Já em João Pessoa, na Paraíba, a teatralização dos últimos momentos da vida de Jesus ganha elementos contemporâneos e circenses, como trapézios e camas elásticas. Em 2007, a encenação foi feita a partir do texto da dramaturga Cely de Freitas e narrava a história de Jesus a partir do olhar de três lavadeiras (Maria da Graça, Maria das Dores e Maria da Glória).

Além das teatralizações pelo Brasil, a paixão de Cristo rendeu nas últimas décadas versões cinematográficas internacionais polêmicas. “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson, é a mais recente de uma série de interpretações contemporâneas dos momentos mais importantes do que teria sido a história de Jesus. Filmes como “A Última Tentação de Cristo” (1988), dirigido por Martin Scorsese, ou até mesmo a ópera-rock “Jesus Cristo Superstar” (1973), dirigida por Norman Jewison, fazem parte de uma filmografia que reflete a diversidade de interpretações que essa narrativa bíblica tem oferecido.
Na minha cidade por exemplo, Guaíra-SP essa encenação é uma tradição, acontece á mais de 10 anos e a cada ano se supera em produção, e ainda emociona cada dia mais espectadores, que fazem questão de prestigiar os atores de nossa região, que se empenham durante meses para apresentar um espetáculo digno de aplausos.
Creio que não somente os católicos prestigiem as encenações, mas independente das religiões, o sacrifício de CRISTO é sempre uma obra que vale a pena para se assitir e refletir.
Se tiver essa oportunidade não perca.

Um comentário:

  1. Oii pessoal. Sou responsável pela montagem da VIA SACRA do bairro onde moro em Salvador - BA.
    Já começamos os preparativos para 2010.

    Estou precisando de ajuda em relação ao texto. Quero modificá -lo. Vcs poderiam me ajudar?
    Meu e-mail é: tassia_bastos@hotmail.com
    Grata

    ResponderExcluir